domingo, 1 de setembro de 2013

O Respeito não mora ao lado


O respeito tá ficando fora de moda. Definitivamente não entrou na última semana fashion muito menos na coleção primavera verão dois mil e bolinha. Está muito difícil encontrá-lo desfilando nas passarelas. Agora, o egoísmo, esse é o must da temporada!! E faz tempo...
Olhar só para si, se preocupar com o próprio bem estar, seu umbigo e seu universo, egocentrismo, é assim que vivemos hoje. Não tem como dar certo. Impossível! Somos seres sociais. Precisamos compartilhar até as vagas de estacionamento dos shoppings, mas tem gente que insiste em achar que é a última bolachinha do pacote. Sabe aquela ideia de que mora numa ilha e vive só?
Temos vizinhos. Quase todo mundo tem, a não ser aqueles que moram no meio do mato ou optaram por um estilo leave me alone de ser. Todos são obrigados a conviver com alguém do lado, quando não em cima ou embaixo. Que relação mais complicada. Não conheço quem não tenha uma história para contar e, infelizmente, nem sempre passa pelo respeito.
Outro dia, amigos contaram que a vizinha de cima só anda de saltinho! Já imaginaram que beleza acordar e tec, tec, tec! Almoçar e tec, tec, tec! Ler o jornal e tec, tec, tec! E assistir ao Bonner e a Patrícia Poeta e tec, tec, tec!! Geeeente eu teria enxaqueca para o resto da vida! Interminável! Minha amiga avisou à chiquérrima, que ela deveria andar de pantufas para o bem do condomínio. É ou não falta de respeito? Poxa, vivemos em comunidade! Saltinho, moça, tem certeza?
E se os vizinhos dão trabalho, imaginem seus animais de estimação? Às vezes os donos não são educados, o que esperar de seus pets!!? É um tal de latidos de cachorros chatos, gatos que passeiam por casas alheias, isso sem falar nas cácas! Sim, porque tem gente que teima em não juntar os presentinhos que seus animais deixam por aí. O que me indigna é o fato de pensar que esse povo acha que temos que gostar. Se eles aturam o latido insuportável às seis da manhã de seu cachorrinho, por que eu tenho que aguentar? Quem disse que gosto de ser acordada desta maneira? E às seis da manhã? Puxado!
Conhece alguma coisa mais pessoal que o seu lixo? Sim, o lixo, aquele que, segundo os filmes de detetives denunciam todos nossos gostos particulares e ainda por cima dizem quem somos e com quem andamos! Pois minha colega teve seu sagrado lixo remexido pela vizinha!! Acredite se quiser, mas é a mais pura verdade! E além de ter todos os seus segredos descobertos, a meliante, quer dizer, a vizinha levou uma bandeja quebrada que minha colega tinha posto fora!! Pra que meu Deus? O que a criatura faria com um treco quebrado? Necessidade ou caso de polícia?
Se vamos ser vizinhos, vamos respeitar os limites. Limites da boa educação, do bom convívio e de liberdade. Sabe aquela máxima, minha liberdade termina onde começa a sua, e blá, blá, blá! Certíssima! Chavões e clichês são ótimos para pautar nossa vida! Tá com dificuldades de entendimento puxa um clichê! Ou quer que desenhe?? Respeite para ser respeitado. Bom senso amigos!
Agora veja você, que o Bob Marley se mudou para a casa ao lado da minha, tá queimando mato e não tá nem aí se o cheirinho tá chegando aqui no meu nariz! Fazer o que? Baseado (perdão pelo trocadilho!) no nosso bem viver: eu respeito! No, woman no cry!

12 comentários:

  1. Pois bem sabe que em materia de vizinhos sou craque, se souber de alguém que queira algumas dicas é so me procurar kkk, muito bom , valeu.!! Doroty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem que você sabe tudo sobre o tema!!Que bom que curtiu a crônica! Beijos!

      Excluir
  2. Concordo plenamente! Ninguém é obrigado a ser o melhor amigo do vizinho, mas tem que existir pelo menos educação e respeito para que haja uma convivência harmoniosa.E chega de vizinho encrenca! Bjs Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei: chega de vizinho encrenca!! É isso aí! Que bom ver seu comentário! Beijos!

      Excluir
  3. ÔI Dani,este é um fenômeno mundial, atualmente. As boas maneiras e o respeito, deixaram de fazer parte da boa educação, de um modo geral.Outra coisa, que eu nunca tivera oportunidade de presenciar e, que agora se tornou rotina,vejo todos dias arrancarem belas flores do jardim ,com a maior desfaçatez,ao passearem com seu cãozinho pela frente da casa de outra pessoa.Este é o mundo atual!Bjs Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera! Esse povo não tem educação mesmo, né? Beijos!

      Excluir
  4. É isso aí Dani, realmente, hoje em dia as pessoas estão muito egoístas e mal educadas, é uma pena... E quanto a cachorro latindo EU ODEIOOOOOOOOO. BEIJOS KATI

    ResponderExcluir
  5. Dani, chama a polícia na próxima... Independentemente da quantidade encontrada, no mínimo uma conversinha com o juiz ele vai ter... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando o juiz é o pai do Bob Marley?? Bom te ver aqui!! Beijos!!

      Excluir
  6. Lembrei de outra coisa! No meu face eu compartilhei um vídeo de um professor de direito e juiz sobre o assunto (pra ver como face não é fofoca, eu uso para informação rs não pra compartilhar foto da minha vida privada, enfim, isso era comentário pro outro texto rs)... Entra lá pra ver! hahaha Brincadeira, me lembra de te passar o link do vídeo. Lá ele diz o que devemos fazer para solucionar o problema! Bjs!

    ResponderExcluir